sexta-feira, 3 de junho de 2011

Harry Potter morreu e é enterrado em Israel



Harry Potter está morto e enterrado ... em Israel.
Um túmulo na Terra Santa é hoje uma atração turística improvável, porque a pessoa enterrada ali é muito real como seu nome, Harry Potter, um soldado esquecido de uma guerra esquecida.

Embora seja o local do repouso final de um soldado adolescente britânico morto há décadas, isso não impediu os fãs de cinema transformarem o túmulo em local de peregrinação.
No entanto, essa história de Harry Potter é muito diferente. Tem um enredo um pouco diferente, e nada além de um final feliz.
"Este Harry Potter entrou para o exército britânico, quando ele tinha apenas 16 ou 17 anos", explicou o guia turístico israelense Ron Peled, notando que o menino mentiu sobre sua idade para entrar no exército. Ele não podia enganar a morte, entretanto, e morreu em batalha, perto de Hebron em 1939.
Décadas mais tarde, os fãs de Potter descobriram o túmulo, que as autoridades israelenses tinham há muito tempo esquecido.
"Alguns anos atrás, começamos a receber centenas de telefonemas. Nós nem sequer sabíamos da existência do túmulo", confessou Ofer Toder, diretor geral da Câmara Municipal de Ramla.
Mas a notícia se espalhou rapidamente e agora a cidade israelense de Ramla está firmemente assinalada no mapa turístico. O túmulo Potter atrai tanta atenção quanto antigas escavações arqueológicas na área.
Os dois Potters são similares em nome e idade, e ambos são heróis, mas é aí que as semelhanças terminam. O verdadeiro Harry Potter era de um vilarejo perto de Birmingham, na Inglaterra e foi enviado para a Palestina um ano depois de ingressar no exército.
"Sabemos que ele era um motorista de caminhão", disse Peled. "Ele trouxe material de Jerusalém a Hebron, e é assim que ele foi morto."
Quanto ao menino bruxo mais famoso do mundo, muitos judeus religiosos proíbem seus filhos de ler seus contos: eles dizem que o seu conteúdo pagão é proibido no judaísmo.
O verdadeiro Harry Potter, ao que parece, não é o único nome famoso da literatura a ser sepultado em cemitérios militares de Israel: Há também uma sepultura de ninguém menos que William Shakespeare. Muito pouco se sabe sobre esse homônimo, além do fato de que ele também era britânico e um soldado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário